| Baleias jubartes na raia da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

As baleias jubartes já estão na raia da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Ilhabela é rota preferencial da migração rumo ao Nordeste em busca de reprodução e temperaturas mais altas. Quatro ilustres visitantes foram flagrados entre domingo, dia 31, e segunda-feira, 1º, em Ilhabela - SP. O projeto Baleia à Vista já avistou nove baleias, em 2020.

A passagem das baleias coincide desde 2016 com a realização das regatas, que reúnem em média 130 barcos no Canal de Sebastião. Julio Cardoso, diretor de meio ambiente do YCI e integrante do comitê organizador da Semana de Vela de Ilhabela, faz o registro dos animais e espera que os resultados aumentem nos próximos dias. O recorde de aparição ocorreu em 2019 com 350 registros.

As baleias jubartes já estão passando pela nossa raia! Mesmo durante a quarentena conseguimos fazer os avistamentos. Não tem coronavírus pra elas! Infelizmente tivemos que adiar as regatas, pois não tinha condição. Mas quem puder velejar pela região quando liberar, vai ver um mar cada vez mais limpo e com mais baleias. Com menos presença do homem na água, a gente vê menos lixo, diz Cardoso.

Os registros são de Júlio Cardoso, fundador do Projeto Baleia à Vista, que tem o objetivo de monitorar, registrar e levantar informações sobre as espécies de baleias e golfinhos que frequentam a região de São Sebastião e Ilhabela.