| Iniciativa que mapeia rios ?invisíveis? enterrados embaixo do asfalto chega ao Espírito Santo

A iniciativa Rios e Ruas ajudou a redescobrir mais de 300 rios, córregos e riachos em São Paulo, e já atuou em pelo menos doze cidades brasileiras. A nova missão do urbanista José Bueno e do geógrafo Luiz de Campos Junior, que comandam o movimento, é conscientizar as comunidades de Vila Velha, no Espírito Santo, quanto à preservação da Bacia do Rio Aribiri, que devido ao crescimento urbano desordenado de seu entorno está bastante poluída.

Antes dos trabalhos de campo em solos capixabas, o grupo desenvolveu estudos remotos do rio por meio de mapas, fotos e imagens de satélite. ?Tivemos a chance de conhecer a nascente no seu estado puro e encontramos um Aribiri extraordinário e desconhecido da população. Ao longo do caminho, começamos a perceber o quanto começa a ser castigado pela ocupação massiva em torno do rio?, explicou José Bueno.

Como parte das atividade desenvolvidas, o grupo formou uma expedição urbana, que envolve a comunidade e alerta para a importância do rio e de suas áreas naturais.