| Velejadores entraram na onda e fizeram ação ambiental no domingo

Integrantes das tripulações participam de mutirão nas praias catarinenses. Cidade também promoveu festival de surfe com pranchas feitas de garrafas pet.
As ações voltadas ao meio ambiente da Volvo Ocean Race ganharam destaque neste domingo (15), em Itajaí (SC). Velejadores se uniram à comunidade e participaram de uma ação visando acabar com a poluição nos mares, uma bandeira da organização. A iniciativa teve o nome de Limpeza da praia ? Combate ao lixo no mar.

Mais de 100 pessoas participaram do mutirão na Praia do Atalaia, ajudando a retirar resíduos da praia. Principalmente plástico e micro-partículas que acabam com a saúde marinha.

?Ao chegarmos na praia de Itajaí parecia limpa, isso até a gente começar a procurar. Nós achamos lixos pequenos. Foi achado até restos de balões de festa, o que não faz nada bem, só mal!?, contou a velejadora Dee Caffari, comandante do Turn The Tide On Plastic.

Instituto Eco Surf
O mutirão foi organizado pelo Instituto Eco Surf e o projeto Somos do Mar com apoio da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) e outros parceiros. Também ocorreu o 1º Festival de Pranchas de Garrafas Pet de Itajaí.

Outro velejador que participou da ação foi Simon Fisher, que está em sua quarta edição da regata de volta ao mundo e foi campeão uma vez.

?Fizemos surfe e depois uma limpeza de praia para aumentar a conscientização sobre a poluição do plástico?, disse o britânico Simon Fisher, navegador para Vestas 11 Hour Racing. ?Assim que você chega à areia, descobre que há muitos pedaços pequenos de plástico. É bastante chocante!?.

O município cedeu toda a estrutura para a limpeza, como sacos de lixo, luvas e caçambas para recolhimento de resíduos. Outra iniciativa ambiental é o Veleiro ECO, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), primeiro do Brasil desenvolvido para expedições e pesquisas oceanográficas.

Fonte: Perfil Náutico